terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Minha Mãe e o Dr. Seuss.

Por meio de tachinhas, prego a seguinte epígrafe no meu flanelógrafo:
  
Seja quem você é e diga o que você pensa, porque aqueles que se importam não importam e aqueles que importam não se importam.¹ - Dr. Seuss

Minha mãe me pergunta, após uma leitura - "O que é isso aqui, Caio?". "O que a senhora acha que significa?", respondo, peripatético. Ela relê, pondera, mas não chega a nenhuma conclusão. Vai-se pela porta. Alguns minutos se passam. Ela volta, ainda intrigada. "E aí, Caio? Como é isso aqui?". "A epígrafe é sobre ser verdadeiro para consigo mesmo, minha mãe. E não tentar ser aquilo que não se é. Pois quem se incomoda com tais questões não é de importância, enquanto quem é realmente importante não dá atenção a elas, e lhe aceita pelo que você é."

"Quem disse isso?"
"O Dr. Seuss."
"Quem?"
"Aquele, do Grinch."
"O Grinch? Aquele verde?"
"É."
"Oxe, isso ali é um saco!" E vai-se, indignada, porta afora.

_____
¹. No original: "Be who you are and say what you feel because those who mind don't matter and those who matter don't mind.”

domingo, 16 de janeiro de 2011

Maria no asfalto.

Atrasado, tropecei em Maria, estirada no chão. Dei-lhe água para que crescesse e seus botõtes desabrochassem. Nada sucedeu. Seus olhos eram fixos no pavimento em que teimava ficar. "Deixe-me levá-la", disse, "a calçada é implacável." Nada sucedeu. Ainda com os olhos no chão, deixei-a. À noite, com calma, perguntei à sua mãe qual o problema.

"É que, à criança, coitada, lhe falta um coração."

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Quiet Reality.

we are wolfs in the woods
and the light of darkness
creates silence
we're resting without meaning
breathing

we are a wolf in the woods
resting, silent
and there is nothing